Foi criada em 1965 como uma Divisão de Pesquisas Psiquiátricas do Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA) e alocada numa casa que ficava no jardim da instituição, daí o nome “Casa do Jardim”.
Sob a condução do Dr. José Lacerda de Azevedo começou como núcleo de investigação da apometria, visando atender espiritualmente o maior número de espíritos necessitados.
No ano de 1987, desvinculou-se do HEPA, e se constituiu como entidade, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, religioso, educacional, cultural, filantrópico e caritativo, pautada pelos fundamentos da doutrina espírita.
A partir daí foi acolhida em sedes de outras entidades espíritas, que fraternalmente, lhe cederam espaço para o cumprimento de suas finalidades associativas.
Em 1996, através de recursos angariados na sociedade e do esforço contributivo de seus associados, adquiriu o imóvel que hoje lhe serve de sede na Rua Beck em Porto Alegre/RS.
Com o projeto Jardim Maior iniciado em 2015 e ainda em andamento expandiu ao máximo de sua capacidade física às atividades espirituais, educacionais e assistenciais a que se propôs quando de sua fundação.