A história da Apometria e da Casa do Jardim estão intimamente relacionadas, sendo impossível falarmos desta sem se referir também a Dr. José Lacerda de Azevedo. Com o intuito de manter a memória da Casa do Jardim e, principalmente, de seu fundador, Dr. José Lacerda de Azevedo, inauguramos, em 11 de novembro de 2023, o Memorial Dr. Lacerda.
Ao planejarmos o Memorial Dr. Lacerda, tivemos como propósito inicial remontar o caminho pensado pelo seu instituidor, que resultou na história deste centro espírita e na criação e propagação da Apometria enquanto método. A memória institucional organizada e disponibilizada a todos se torna, assim, uma eficaz ferramenta de comunicação, principalmente para estreitar o relacionamento com grupos de interesse externos e para fortalecer a marca Apometria como pertencente à Casa do Jardim e em constante trabalho de divulgação.
A memória, contudo, constitui-se de diversas formas. Afinal, vivemos também das lembranças que ajudamos a construir. Essas memórias são formadas através de conversas, cartas, fotos, textos, publicações e de presenças, que nos remetem a momentos importantes daquilo que queremos preservar. O Memorial Dr. Lacerda está distribuído nos três pavimentos da Casa do Jardim. Em cada ambiente você encontrará uma parte da história e poderá acessar via QRCODE o site, onde o conteúdo é apresentado de forma mais completa e detalhada, mas em atualização permanente.
No 1º pavimento serão apreciadas Exposições Temporárias, abordando temas relacionados ao Memorial. Além disso, está presente no espaço expositivo a linha de tempo sobre Dr. José Lacerda de Azevedo e a Apometria, seu autorretrato e a livraria da CJ, que disponibiliza aos visitantes as duas publicações de Dr. Lacerda, seu importante legado. Entre os pavimentos, painéis abordam os conteúdos: Amor e Caridade e Fundamentos da Apometria na Doutrina Espírita.
No 2º pavimento, o espaço contempla a linha de tempo Casa do Jardim – Casa Mater da Apometria e o projeto Jardim Maior.
Já no 3º pavimento, estão as atividades relacionadas à Educação e às Escolas de Educação Espiritual e Mediúnica e Evangelização de Crianças e Adolescentes. Este é também um espaço multimídia pronto para a projeção e compartilhamento de conteúdos, realização de atividades lúdicas e estudantis e encontros dos visitantes com a memória do casal Lacerda.
Os documentos que compõem o Memorial Dr. Lacerda inicialmente foram doados e/ou copiados, sendo também oriundos do Acervo da Casa do Jardim e do Acervo da Sociedade Brasileira de Apometria, entre outros. Cada documento foi analisado e organizado cronologicamente, alguns restaurados devido à ação do tempo. Cada material recebeu uma numeração a fim de que permaneça organizado e catalogado.
Em sua inauguração, o Memorial contou com um total de mais de 900 materiais. São cerca de 350 documentos, entre cartas, manuscritos, correspondências, artigos, textos variados, cópias xerográficas, materiais de consulta, esboços, pesquisas e desenhos; 500 fotografias, entre digitalizadas e impressas; e 70 vídeos, digitalizados ou em DVD e VHS; entre outros itens. O trabalho de tratamento, formatação, edição, catalogação e organização dos documentos é permanente e contínuo.
A Casa do Jardim é totalmente responsável pela continuidade da divulgação do trabalho desenvolvido por Dr. Lacerda. É nosso dever e gratidão honrar a sua memória, propagando os seus ensinamentos a novas gerações de trabalhadores. Este trabalho tem como missão atender ao maior número de espíritos encarnados, mas principalmente acolher e encaminhar os espíritos desencarnados, sempre com base no Evangelho, na Doutrina Espírita e na Apometria. Não esqueçamos que a Apometria é um instrumento voltado à prática da caridade e do amor ao próximo e, somente desta forma, deve ser compreendida e praticada por todos nós, Jardineiros!
“Todos os sábados, às 7h, pontualmente, Dr. Lacerda abria os trabalhos com uma oração. Antes dos Atendimentos Espirituais, com giz e lousa, transcrevia suas pesquisas, fórmulas e equações.”
A 2ª exposição “Construção dos Saberes – Atendimentos Espirituais”, dá continuidade ao circuito de exposições temporárias do Memorial Dr. Lacerda.
O nome Casa do Jardim deriva de uma casa situada no jardim do Hospital Espírita de Porto Alegre. Neste período a Casa do Jardim é reconhecida como uma Divisão de Pesquisas Psíquicas do Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA) com total apoio dos presidentes da instituição na época, Srs. Conrado Rigel Ferrari e João Amado Venâncio. Lá os Atendimentos Espirituais realizados a partir de 1965 constroem o início da pesquisa para a formulação da futura metodologia até hoje utilizada na Casa, a Apometria.
Boa parte da construção da metodologia de seu trabalho como espírita, se deu através do registro, da observação e da organização dos casos atendidos que não somente apresentavam diagnósticos muitas vezes semelhantes, mas também repetiam Dinâmicas de Atendimento, que junto ao estudo aprofundado da Doutrina Espírita e do Evangelho, estruturaram as Leis e Técnicas da Apometria, reunidas, posteriormente, nos livros: “Espírito/Matéria = Novos Horizontes para a Medicina e “Energia e Espírito W=mc² – teoria e prática da Apometria” de José Lacerda de Azevedo.
Nesta exposição, o visitante conhecerá presencialmente alguns conteúdos inéditos, uma vez que muitos destes foram doados de acervos pessoais ao Memorial Dr. Lacerda entre 2021 e 2023. Os conteúdos estão apresentados nos seis cubos expositivos.
O período de visitação da segunda exposição temporária vai até 28/02/2025.
Visite o Memorial Dr. Lacerda, nos dias e horários de funcionamento da Casa do Jardim:
• De Segunda a Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 21h
• Sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h
• Sábado das 08h às 12h, (exceto domingos e feriados.)