A história da Apometria e da Casa do Jardim estão intimamente relacionadas, sendo impossível falar de uma sem a outra. Se a Apometria é um método medianimico de atendimento espiritual pelo comando da mente, a Casa do Jardim é, ao mesmo tempo, o local, o grupo, a instituição e a alma coletiva onde a primeira foi experimentada, desenvolvida, fundamentada de forma científica e instrumentalizada operacionalmente.
A Apometria, desenvolvida por Dr. José Lacerda de Azevedo, revolucionou as possibilidades anímico-mediúnicas, abrindo novos horizontes no campo das pesquisas psíquicas. Em duas obras escritas por ele está registrado o seu legado, o qual requer, igualmente, muito estudo e a prática constante do amor e da caridade.
No livro “Espírito e Matéria” os leitores poderão perceber que esta obra, fundamental de sistematização do método, se caracteriza como preciosa contribuição ao desenvolvimento do aspecto científico do Espiritismo, tal como preconizado por Allan Kardec. Outros ainda terão condições de perceber que, além de um manual de procedimentos psíquicos fundamentados em saber científico a Apometria constitui-se num cântico de amor e exortação à caridade.
No livro “Energia e Espírito” é possível encontrar um compêndio de Medicina Espiritual, aquela medicina a que Allan Kardec tantas vezes se referiu e que Dr. Bezerra de Menezes idealizava como soberana conquista do saber científico, pois voltado às origens espirituais das enfermidades.
Ao estudarmos Apometria não podemos nos desvincular jamais da regra de ouro – o AMOR – estabelecida como base desse trabalho pelo Dr. José Lacerda de Azevedo:
“Como fundamento de todo esse trabalho – como, de resto, de todo trabalho espiritual – deve estar o Amor. Ele é o alicerce. Sempre.
As técnicas que apontamos são eficientes, não temos dúvidas. O controle dessas energias sutis é fascinante, reconhecemos, pois desse fascínio também sofremos nós. Mas, se tudo não estiver impregnado de caridade, de nada valerá. Mais: ao lado da caridade, e como consequência natural dela, deverá se fazer presente a humildade, a disposição de servir ao anonimato.
Se faltar amor e disposição de servir pelo prazer de servir, corremos perigo de incorrer na má aplicação das técnicas e do próprio caudal de energia cósmica, tornando-nos satânicos por discordância com a Harmonia Universal.
Advertimos: através da obediência dos preceitos evangélicos, somente através dela, experimentadores e operadores podem desfrutar de condições seguras para devassar esses arcanos secretos da Natureza, com adequada utilização dessas “forças desconhecidas”.
Desde 2015, viemos realizando uma maior divulgação da Apometria para além dos limites da Casa do Jardim. Através de um grupo de trabalhadores, apresentamos o trabalho do Dr. Lacerda em algumas cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza, Recife (PE), Guarapari (ES), Jaraguá (SC), Petrolina (PE), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Campinas (SP), Bragança Paulista (SP), Juazeiro (BA), Cruz Alta (RS) dentre outras. A convite de instituições ou da própria iniciativa promovemos ações educativas, seminários, congressos, encontros, cursos e palestras.
Fazem parte dessa equipe, trabalhadores que conviveram com Dr. Lacerda quando ele estava iniciando seus estudos sobre o Método de Apometria e Monitores Dirigentes da Escola de Educação Espiritual e Mediúnica da Casa do Jardim. Esse grupo tem como objetivo levar a estudiosos da espiritualidade a correta compreensão e o conhecimento sobre a proposta desenvolvida pelo Dr. José Lacerda de Azevedo.
Apometria é marca registrada da Casa do Jardim Entidade Espírita Assistencial.
Sua reprodução para fins comerciais não é permitida pela Titular da Marca. A violação dos direitos de marca constitui crime previsto no art. 189 da Lei 9.279/96.